COVID-19 – As principais dicas de prevenção para a população?
Listamos para quais são as principais dicas de prevenção para o COVID-19(Corona vírus), confira a seguir:
Para prevenir o COVID-19, lave bem as mãos e com frequência. A mão pode ser o principal ponto de transmissão da contaminação. Pode ser utilizado álcool gel ou água e sabão.
Para uma higienização correta das mãos, é recomendado a escolha de sabonete com ação microbiana.
A técnica certa de lavagem das mãos também inclui etapas como a lavagem do dorso das mãos, dedos e toda circunferência.
Evite tocar os olhos, nariz e boca ou qualquer ponto do rosto, sem ter higienizado as mãos.
Higienizar adequadamente com maior frequência os locais e superfícies de trabalho, como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos, maçanetas, interruptores, torneiras etc.
Realizar a limpeza com os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) adequados como luvas, óculos de proteção, sapatos fechados e máscaras, quando necessário.
Em locais com possibilidade de contágio, como hospitais com pacientes contaminados, o uso de máscara cirúrgica é fundamental.
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como garfos, facas, copos, fones de ouvido e outros.
Evite o contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias.
Evite contato com animais que possam estar doentes.
Caso apresente febre, tosse ou dificuldade de respirar, procure um médico e compartilhe com ele o seu histórico de viagens.
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz.
Mantenha os ambientes abertos e ventilados.
Cozinhe bem alimentos como ovos e carne e evite o consumo de produtos crus de origem animal.
O melhores produtos de higiene e limpeza para a prevenção do vírus, você encontra na Ideal Limp!
Acesse nossa loja e confira!
Dicas para viajantes:
Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais.
Ao voltar de viagens internacionais ou locais recomenda-se:
- Reforçar os hábitos de higiene e proteção como a utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70 %.
- Caso apresente sintomas de gripe, busque atendimento nos serviços de saúde, e evite contato com outras pessoas
Se eu ficar doente
Se estiver doente, com sintomas compatíveis com a COVID-19, tais como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos, Procure imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde / UPAS ou outras unidades de saúde. Após encaminhamento consulte-se com o médico. Uma vez diagnosticado pelo médico, receba as orientações e prescrição dos medicamentos que você deverá usar. O médico poderá solicitar exames complementares. Inicie o tratamento prescrito imediatamente. Mantenha seu médico sempre informado da evolução dos sintomas durante o tratamento e siga suas recomendações.
Utilize máscara o tempo todo.
Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso mantendo a tampa fechada, pia e demais superfícies com álcool, água sanitária ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – para desinfecção do ambiente.
Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%, água sanitária, ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo, seguindo também as seguintes recomendações:
- Mantenha a distância mínima de 1 metro entre a pessoa infectada e os demais moradores.
- Limpe os móveis da casa frequentemente com água sanitária, álcool 70% ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa.
- Se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores devem ficar em distanciamento conforme orientação médica.
Fontes: Ministério da Saúde, OMS e diretores de Câmaras Setoriais da Abralimp